Sejam bem-vindos!

RELAXE, APROVEITE E DELEITE-SE NESTE BLOG.

quarta-feira, 9 de março de 2011

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA GELADEIRA



Nos refrigeradores domésticos você não imagina quanta "física" há no seu funcionamento.Eles são utensílios essenciais na cozinha moderna, para conservar alimentos frescos ou já preparados.
São constituidos por um armário metálico com prateleiras e gavetas e uma porta isolante, para manter o frio no interior do utensílio. O frio é produzido por um compressor, normalmente movido por um motor elétrico.
A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto.
. Dentro dele, encontra-se um gás chamado ‘’Freon’’ que circula pelo aparelho controlando sua temperatura

No esquema abaixo, a parte vermelha corresponde a região de alta pressão (alta temperatura) e a parte azul corresponde a baixa pressão (baixa temperatura).Um dos componentes da geladeira é chamado de compressor.Este impulsiona um gás denominado freon Este gás aquecido segue para o condensador (a serpentina visível na parte traseira do frigorífico), onde troca calor com o ar exterior, arrefecendo o gás e condensando-o. O líquido refrigerador passa então pelo capilar (uma válvula de expansão ou garganta), que provoca um abaixamento brusco na pressão e consequente evaporação instantânea e auto-arrefecimento. Este gás frio entra no frigorífico e completa-se o ciclo termodinâmica.

Referências Bibliográficas:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Calor/geladeira1.gif&imgrefurl=http

Nenhum comentário:

Postar um comentário