Sejam bem-vindos!

RELAXE, APROVEITE E DELEITE-SE NESTE BLOG.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Anders Celsius



Anders Celsius foi um astrónomo sueco mundialmente conhecido pela sua escala termométrica.

Nasceu em Uppsala, na Suécia, em 27 de Novembro de 1701.

Tornou-se professor de astronomia em 1730.

Desde 1732 visitou e trabalhou na maior parte dos observatórios astronómicos europeus durante 4 anos.

Em 1736 participou na “Expedição Lapland” do astrónomo francês Maupertius a Torneå (norte da Suécia) para medir o comprimento de um grau ao longo dum meridiano próximo do pólo e compará-lo com o medido no Peru, próximo do equador. Foi confirmada a previsão de Newton de que a Terra tem a forma elipsoidal, achatada nos pólos. Celsius serviu-se do prestígio granjeado pela sua participação nesta expedição para conseguir a construção do moderno “Observatório Celsius” em Uppsala, terminado em 1741. Nesse ano publicou o livro “Aritmética para a juventude sueca”.

A escala Celsius tem origem no seu artigo “Observações sobre dois graus persistentes num termómetro” de 1742. Celsius verificou durante dois anos que o descongelamento da neve ou do gelo, em locais de diferentes latitudes e com diferentes pressões atmosféricas se verificava sempre no mesmo ponto do termómetro. Usou este “ponto fixo” como referência para 100 graus. O outro “ponto fixo” escolhido foi o correspondente à ebulição da água à pressão de 755 mm de mercúrio, a que associou 0 graus. Dividiu a distância entre os dois pontos em 100 partes iguais, obtendo assim a chamada escala Celsius para medição de temperaturas. A escolha de 0 graus para a temperatura de ebulição da água evitava o uso de temperaturas negativas. Após a sua morte, os “pontos fixos” 0 e 100 foram trocados, ficando a escala como hoje a conhecemos. Pensa-se que o autor da troca foi o fabricante de instrumentos científicos Daniel Ekström, embora também se refira o nome de Strömer e, menos seguramente, de Carl von Linné. Dada a natureza da escala, a sua unidade chamou-se “grau centígrado” durante muitos anos. Em 1948 o CIPM (Comité International des Poids et Mesures) decidiu substituir aquela designação por “grau Celsius”.

A observação do desvio duma agulha magnética levou Celsius e o seu assistente Olof Hiorter a concluírem que o fenómeno da aurora boreal tem causas magnéticas.

Celsius fez inúmeros trabalhos astronómicos, usando um sistema fotométrico da sua autoria para determinar a magnitude das estrelas. Publicou a maior parte dos seus trabalhos na Sociedade Real das Ciências de Uppsala e na Real Academia Sueca das Ciências.

Morreu de tuberculose em Abril de 1744, com 42 anos.

Em 1935 a Assembleia Geral da União Astronómica Internacional (IAU) adoptou o seu nome para a Crater Celsius, na Lua.

fonte: http://www.grupoescolar.com/materia/anders_celsius_(1701-1744).html

Nenhum comentário:

Postar um comentário