Sejam bem-vindos!

RELAXE, APROVEITE E DELEITE-SE NESTE BLOG.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Buracos de minhoca

Segundo os físicos, um buraco de minhoca é tão parecido com um buraco negro que seria impossível distinguir um do outro. Ambos afetam a matéria à sua volta da mesma maneira, já que os dois distorcem o tecido do espaço-tempo ao seu redor da mesma forma.

O que poderia distinguir os dois seria a radiação de Hawking, uma emissão de partículas e luz que somente se originaria nos buracos negros. Mas essa radiação, com seu espectro de energia característico, é tão fraca que seria completamente tragada por outros fontes de energia - até mesmo pela radiação de fundo, um "brilho" de microondas deixado por todo o espaço pelo Big Bang.

Outra diferença seria que o buraco de minhoca não possui horizonte de eventos, a fronteira além da qual nada consegue escapar de um buraco negro. Isto significa que algo poderia entrar no buraco de minhoca e sair novamente, o que não é possível nos buracos negros. Os teóricos afirmam que existem até mesmo buracos de minhoca em circuito fechado, cuja saída coincide com sua própria entrada, não levando a outros universos.

Imagens de Buracos de minhoca




2 comentários:

  1. Doido de mais! Eu quero é saber se isso existe mesmo ou se é algo apenas teórico! Pelo que eu entendi pela foto o buraco de minhoca "dobra o espaço" diminuindo a distancia entre dois pontos. Uma alternativa para viagens espaciais! Coisa de ficção científica! Mas é muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. e se houvesse outra maneira de abrir um buraco de minha sem lá muitas complicações? tenho uma nova teoria mas vou ter por em pratica, é apena uma nova teoria que estou estudando....

    ResponderExcluir